sábado, 28 de fevereiro de 2009

Festinhas e encontros

Esse findi foi mais tranquilo, pois como tinha falado essa proxima semana nao tem aula. Pelas fotos vao ver, que os meus cabelos ahhhhh nao sao mais os mesmos, hehehe, dei um trato nas madeixas por aqui, hehe cabelos ao vento, ta soltiho que so. Na quinta fomos na casa de uma quebecoise, que namora um frances que ja namorou uma brasileira, hehehe. Eu conheci ela na Laval que pegou meu tel. pra podermos marcar o encontro, pois o namorido adora o portugues e o Brasil. Engracado isso, pois se uma ex fosse francesa, "morte" as francesas, hehe nao ia gostar de nenhuma. Fomos la, tomamos uma cerveja de damasco bem saborosa e trocamos uma ideia. No sabado foi a vez de ir ao jantar do Senegal que aconteceu la na Laval. O Bertrand estava organizando, tinha um prato tipico feito de peixe e nos fomos la conferir, foi bem agradavel. Ai vao algumas fotinhas.
Encontro na casa da Elise, a quebecoise que namora o frances que namorou um brasileira.

Homenagem ao casal

So entrava quem tivesse cabelos lisos e sedosos!!!! HEHEHEHE


Sapatinhos que o povo usa para ficar em casa no inverno.



Hora do almoco, eu e a Fernanda, que e de Sao Paulo. Ela chegou aqui em janeiro, no dia de uma tempestade de neve!!!!!!! Ela tbm esta estudando na Laval, nos frequentamos um grupo de apoio aos estudantes deseperados, hehehe.

Jantar que nos fomos no sabado.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Qu'est-ce que tu veux dire???????? Ne te inquiète pas...Ça va venir...

..e o que mais escuto por aqui. Vou falar, indio falando frances e uma coisa engracada, escrevendo entao afffffffffeeee, nao existe palavra ainda pra descrever a situacao. No meu curso tenho que escrever muito, entao e uma maravilha. Pode o subalterno falar??? Quem e da area de ciencias sociais ja escutou essa frase,hehehe ... Pois e, escrevo tudo, suando ate nao poder mais, reviso com amor e carinho e mando o texto pra alguem legitimar!!!! hehe e...... mais dans cette phrase là qu'est-ce que tu veux dire???? Caraca, ue isso, nao ta claro?????? Ah, entendi, muda isso e isso e aquilo hehehe... O Bertrand que corrige a maioria dos meus trabalhos fala que eu embalo vou escrevendo tudo conforme manda o frances e do nada comeco a escrever como em portugues, hehehe. Ele fala espanhol e sempre me pergunta umas coisas, do tipo: isso significa isso ne??? Entao no frances nao precisa desse complemento aqui, precisa desse la..... aiaiai tudo bem " ne te inquiète pas, ça va venir!!!! So to esperando o dia do venir bater na minha porta,hehehehe.


Bom no sabado, fomos na festa do chapeu. Foi uma festa na casa de um pessoal amigo do Bertrand e do Quentim. Se foi legal??? Nao, pq nao conheciamos ninguem, mas foi bom pra conhecer uma festa do pessoal daqui. A maioria do pessoal era canadense da parte anglofona, entao e foi bom pra falar um pouco de ingles. E isso, a neve deu o ar da graca e acho que vai ficar um pouquinho mais. Eu to amando, hehe. O frio que e ruim -35, acho que se foi, agora so no fim do ano. E isso, acho que esse findi vamos fazer algo, pq na semana que vem nao tem aula. E a semana de relâche!!!! Relâche nao sei de que, fala serio.
Quentin, eu, Bertrand e Edith na nossa salinha.

Hehehe, a cidade da farinha de trigo!!!!

As fotos do verao 2010 sao todas de pipa.

À bientôt, e comentarios agora so em frances, hehehe. Vai la Daniel, e bom ir praticando.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

E la vai o frio...

Pois e, to querendo acreditar que o frio foi embora, a temperatura tem ficado em media -5 isso e muito bom. Hoje entendo quando esses nativos falavam que ainda nao estava frio no mes de novembro, mas eles nao sao os super more por viver no frio, a explicacao obvia, hehe e que o corpo se acostuma com o frio. Vou falar uma coisa, e realmente muito frio, fora do comum, mas a vida continua normalmente so que com umas roupas diferentes, hehe. Quando ta feia a coisa, so nao da pra ficar de bobeira na rua sem se mexer muito, se nao congela. E isso , novidades por aqui?? Nao, so recadinhos. Rochelle vc pode vir pra ca, cobra um preco camarada pra dar aula de portugues , tem muita gente interessada na faculdade, e vai poder comprar todas as novidades tecnologicas. Eu sei que o curso de portugues e caro, por isso e que varios jacintos querem ser meus amigos, ou nao, acho que sou gente boa mesmo. Eu conheci o prof. de portugues, ele me disse que na aula dela tem 100 alunos!!! Essa semana conheci mais 2 pessoas que falam portugies, uma ficou 6 meses em Sao Paulo dando aula de frances e o outro 8 meses no Rio, sabe fazendo o que??????? Aprendendo capoeira, hahahaha. Isso e que e ter dinheiro!!!! HAhaha de mim, pobre imigrante que sonha Skiar!!! Sobre as aulas, terminam no final de abril e dai serao 4 meses de ferias, hehehe. Vou procurar um emprego de verao, ganhar um dinheirim e tratar os cabelos, hehehehe. E isso ai , como nao tenho fotos da semana ai vao algumas fotinhas do verao 2010!!!!
Camarao ao curry nossa bom d+++
30 °
Verao 2010!!!





quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Novo ambiente

Minha vida de estudante aqui e muito puxada, faculdade e sinonimo de estudo e em outra lingua fica meio pesado, mas eu estou adorando, ta dificil, mas ta muito bom. Eu passo o dia por la, meu orientador me inscreveu num departamento de pesquisa, entao posso usar uma sala reservada, e como se fosse um escritorio, cada um tem sua mesa separada, com computador, impressora, scaner, tem um refeitorio tbm, enfim bem legal. Na minha sala somos 6, Bertrand- Senegal, Quentin- Belgica, Olga- Ucrania, Chetima- Camaroes e Stephanie- Canada. Todos sao muito gente boa e me ajudam muito, sao tudo cabecao, quase todos ja estao terminando o doutorado e eu to la no meio, hehe, tentando ser alguem. As aulas sao pra la de interessantes, e impressionante como na sala todos levantam o braco antes de dar uma opniao, e so abrem a boca depois que o professor: sim fulano. Bom, a universidade e muito grande, deve dar umas duas quadras ai de Brasilia, tem varios pavilhoes. Eu tenho aproveitado muito o de Ed. Fisica, e imenso tem 10001 salas e aulas de tudo quanto e modalidade que vcs imaginarem, tem ate kendo, aikido e iaido, Rufino!! Eu tenho corrido na pista coberta, ja troquei o horario do almoco pra andar de patins e to nadando tbm. So nao cancelo o plano da academia, pq fizemos um pacote pra 1 ano e logico pra tomar conta do Mateus, eu e que nao vou deixar ele ir sozinho pra academia, hahaha. Os pavilhoes sao todos interligados por tuneis subterraneos e tem um pessoal que usa como pista de corrida , acho isso engracado. Eu fico impressionada como ja encontrei pessoas la que falam portugues, que ja conheceram o Brasil, to falando de nativos do Quebec. Semana passada 3 pessoas me perguntaram de onde eu era, quando eu falei Brasil, nossa me deram tel. e email para podermos conversar em portugues!!! Eles dizem que o portugues parece um lingua cantada, que eles adoram a lingua e o mais interessante e que eles falam muito bem. E isso pessoal, nos somos o povo que fala cantando. O findi foi animado, fomos assistir o desfile de carnaval de Québec, tinhamos ingresso para camarote, com direito a fondue e banda ao vivo. Pra variar esqueci a maquina, hehe, mas a Catarina tem foto e a gravacao do pessoal cantando, semana que vem coloco aqui.
Ai vai um videozinho de skibunda e a foto do red bull que estavam faltando.


Bom pelo videozinho da pra ver que eu nao tenho a manha de escorregar, tem que levantar a perna pra deslizar, mas como vcs vao perceber somos cafe com leite, pois o narrador nem nos apresentou, hehe :(

video

domingo, 1 de fevereiro de 2009

...

No ultimo post comentei da tempestade de neve que estava chegando, ela veio e nos garantiu uma diversao quando acordamos. Quando chegamos no carro, era muita neve, eu logico que peguei a maquina e sai registrando, hehehe. A vizinha estava sem pa e fomos solidarios com ela. O carro dela e uma caminhonete e ela veio toda simpatica perguntar se poderiamos emprestar a pa, pois a dela estava no carro do marido que estava em Montreal. Nos fomos e ajudamos ela a desenterrar, a cacamba dela tava lotada de neve hehehe, eu adorei!!!!

Ops, ja da pra abrir a porta!

Exercicio matinal concluido