quinta-feira, 18 de março de 2010

Diferencas culturais

Eu sempre me interessei pelo "outro", em conhecer outras culturas. Gosto muito de observar os costumes, valores, comportamentos de outros paises. Na faculdade tive uma materia: antropologia do turismo. Meu interesse pela antropologia "saiu" dai. Antes achava que antropologo era quem cuidava de indio, hehehe. Bom, terminei meu curso de "turista" e fui fazer uma pos em Antropologia, show d+ aprendi mais em 2 anos que em 4 no bacharelado. Quando cheguei aqui, tive a oportunidade de continuar os estudos. Vou dizer que sou muito apaixonada pelo que faco. No comeco estava perdida, mas agora penso que me encontrei. Essa sessao tem sido muito enriquecedora, trabalho como assistente de pesquisa e tenho a oportunidade de encontrar muita gente que trabalha na minha area de interesse e de trocar muitas experiencias. Hoje, por exemplo, foi um dia super legal. Participei de uma conferencia que falava de familias imigrantes, gravidez e filhos no Québec. Minha prof. me convidou e participei falando da minha experiencia, foi muito legal. Alem de pesquisadores, participaram profissionais da saude ( enfermeiras, doulas, medicos) assistentes sociais, acompanhantes e representantes da "agencia de saude Canada". Eu acho muito legal ver as diferencas culturais retratadas pela experiencia desses profissionais. Cada cultura tem suas particularidades quanto a maneira de encarar a gravidez, o parto, de educar os filhos, a nocao de familia (papel do pai e mae)...

Fazendo o link sobre diferencas culturais... no Brasil conheci a Gabi. Nos trabalhavamos no mesmo lugar so que em departamentos diferentes. Saimos na mesma epoca, cada uma para um continente diferente. Ela foi fazer mestrado em Antropologia na Inglaterra e eu vim como imigrante pra ca. Hoje ela ja terminou e ja mudou de continente, esta na India. Lendo o blog dela vejo que o Canada nao e tao "outro" quanto a India, hehe. Ela realmente vive em outra realidade. Acho super interessante os posts dela. Para quem tem interesse no assunto "culturas" vale a pena dar uma lida. O end. e taolongetaoperto.wordpress.com/.

Termino com os sabores da vida copiados do blog dela: "aceite a raiva, o medo, a tristeza, a alegria, os desgostos e as surpresas. Sao esses os seis sabores da vida"


E isso, ai vao as fotos do ultimo findi.

Falando em antropologo e indio, uma fotinha em Wendake. Uma reserva indigena que de reserva nao tem nada. Queria eu morar nas "ocas" que tem por la. Nao tirei foto, mas com certeza vou tirar depois, pq achei um "resto" de indio, hehe que vou ter que voltar.

Nao cruzamos com nenhum indio, mas encontramos Mestre Yoda




Olha a cara de felicidade, estou fazendo um trabalho psicologico: nao sou gorda, estou gravida. Os kgs que ganhei alem do normal da gravidez nao tem nada a ver com os sorvetes, sobremesas, chocolates a mais que como, nao tem mesmo....estou gravida, nao gorda!!! podem me chamar de bolinha que eu nao ligo
As "gravas" do momento
Lucas, ta pesado!!!




3 comentários:

Gabi Goulart Mora disse...

Fernanda, obrigada pela referência! Seu blog tem uma prosa boa, é como um bate-papo daqueles que a gente não quer que termine nunca. Você tá ótima e é muito corajosa de encarar o frio e as diferenças culturais, que no fim das contas, amplia nossa visão do que é se sentir em casa. Parabéns pela vinda do Lucas. Você está ótima!! Beijão, Gabi

Ro souza disse...

Oi Fernanda, obrigada pela visita ao meu blog. Agora visitei o seu e achei muito legal conhecer as suas idéias.

Vana Silva disse...

Qeu barriga mais linda... Amo ler seus posts e agora tenho o meu blog tbem pra compartilhar idéias... Depois olha lá! Saudades...