quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Longe de casa

Estamos muito contentes com a escolha que fizemos. As nossas conquistas foram mais rapidas do que pensavamos, mas mesmo tudo dando certo, as vezes olhamos para tras e nos perguntamos: pq saimos do Brasil se tinhamos uma vida boa? Pra mim estar aqui sempre foi um sonho que gracas a Deus consegui realizar. O Mateus tbm tinha vontade, nao do tamanho da minha, mas que cresceu com minha empolgacao.... mas historias 100 % felizes so nas novelas mesmo. A realidade e mais dificil do que pesavamos e um dando ajuda para o outro o tempo todo. Nos planejamos muito antes de chegar aqui, mas o primeiro contato com a realidade e desanimador, mas deixa eu explicar o pq. A lingua e uma coisa engracada, no Brasil estudavamos 8 hrs por semana, conversavamos com os nossos professores, assistiamos filmes e achavamos que estavamos bem no frances. A primeira impressao que tivemos quando chegamos era de que precisariamos estudar pelo menos um ano num curso ultra intensivo para conseguirmos nos comunicar sem problemas. Sem saber falar bem a lingua, pois e essa a impressao que tivemos nos primeiros dias, fica dificil trabalhar, entao bate o desespero de ver o dindin so saindo e achar que acabariamos ter que aceitar qualquer trababalho. Bom, mas tudo na vida e questao de tempo, as semanas foram passando, e fomos nos acostumando com o sotaque e hoje particularmente, hehe, acho que temos um bom frances e tudo vai muito bem obrigada. A unica coisa que nao podemos mudar e a distancia da familia, mas se ambos nao fossem capazes de sobreviver distantes, Deus nao permetiria a concretizacao de nosso projeto. Por isso nao somos 100% felizes. Ainda falta, e claro, eu conseguir achar meu rumo aqui. Ja tenho um objetivo e inclusive ja consegui trabalhar como voluntaria num organismo onde quero trabalhar de verdade. Eh um comeco, ne?? Paciencia, isso temos que exercitar muito por aqui, mas aos poucos tudo se encaixa e tenho certeza que vou conseguir.
Bom, longe de casa, tbm aprendi a fazer coisas que pensava nao ser capaz. Cozinhar e uma delas. Aqui podemos encontrar muitas, mas muitas coisas que tem no Brasil, entao se vc sabe ler nao vai ficar lamentando o tempero do Brasil. Visito os sites de receitas sempre : maisvoce, tudogostoso e outros e vou seguindo os passos. Ate pao de queijo eu consegui fazer!!! Ontem fiz uma bisteca que aiai, nunca comi uma melhor. No Brasil o Mateus dizia que estava bom pra eu nao ficar triste, mas aqui ja me considero a cozinheira e concordo que esta bom mesmo. O que eu acho diferente aqui e o gosto da carne de boi, se comparar com o Brasil nao e boa e tbm e cara. Por isso, comemos muito peixe e carne de porco. Na verdade os frutos do mar em geral sao mais baratos que no Brasil, inclusive essa semana vai ter camarao, hehe. Comprei 1kg por 10 doletas. O que acho melhor aqui: carne de porco e nao e cara, Kani e o leite. Esse ultimo sem comparacao, muito bom mesmo. O milho tem um gosto diferente, e mais doce que no Brasil. Fast food, acho todos melhores, hehe. No Brasil nao gostava do Burguer King, o daqui eu amo. As pizzas congeladas vendidas no mercado tbm sao boas. Na verdade so conheco uma marca, hehe, e nao troco, pois a pizza de peperoni e identica a do Pizza Hut, boa d++ e sempre tem promocao : 5 doletas, perfeito. Para nao assustar vcs, nao viramos comedores de fast food, comida congelada e coisa e tal. So de vez em quando mesmo. No geral comemos bem, eu logo providenciei um centrifuga para fazer os sucos nutritivos e tbm ja encontrei uma loja que vende produtos naturais. Entramos naacademia e estamos no projeto verao Brasil 2010, hehe.
Outra coisa que considerava impossivel: fazer escova. Nossa eu consigo, e questao de pratica e paciencia, pq eh cabelo!!! Experimentei duas vezes antes de tentar fazer, mas as donas aqui nao tem a manha de fazer escova nos cabelinhos mais dificeis. Por isso, decidir comprar o secador e escova, e vou dizer que a cada semana fica melhor. Na frente ja peguei a manha, mas preciso de mais pratica para a parte de tras.
Equilibrar dentro do onibus tbm e engracado. Como tinhamos carro no Brasil, nao era preciso andar de busao. No comeco entravamos no onibus e ja tinha que ficar se segurando. Pra voltar com as compras do mercado era um problema, faltava pratica!! Depois de alguns dias sempre andando de onibus tudo fica mais facil. Hoje entro com as duas maos ocupadas sem poder me segurar em nada, e consigo chegar ate uma cadeira sem cair, hehe.
Ai vao algumas fotinhas, tem algumas que ja estavam no orkut, mas nao e todo mundo que tem acesso, entao estou colocando aqui tbm.




Eduardo e Catarina, foi na casa deles que moramos por quase 2 semanas. Acho que eles nao gostaram, pois a Catarina arranjou nossa apt em 3 dias!!!!


Cabelo feito no Brasil, aiai ainda chego la!!


Outono


Outono

Mateus patinando, apostando corrida com o Eduardo!!






Quebec
Parque Mont Royal em Montreal

Estadio olimpico em Montreal


Jardim Botanico em Montreal



Tbm no jardim botanico em Montreal, muito lindo o colorido!!



Abobora de 421,36 Kg!


Quebec


Quebec


Nossa rua quando chegamos...


Hoje

A imagem que eu tinha do inverno era de tempo fechado, mas nao,o sol aparece muito, so que ele nao esquenta, hehe. Sol no inverno e sinonimo de muito frio, bota frio nisso. As arvores que era coloridas ficam como na foto, sem folhas.

Visitas do Brasil, Joao e Maira , nos 2 e Catarina e Eduardo prontos para o jantar preparado pelo John John.
Vamos ver se mais alguem se anima a aparecer por aqui, pq estamos aqui ha 3 meses e o movimento ta fraco. Botei fe na Naya que quer vir em janeiro. A emocao comecara quando for pega-los no aeroporto, hehe. Dirigir na neve e emocionante.

Um comentário:

Paulo César disse...

Uhhh, fiquei com o coração "miudim" lendo o seu último post.
Mas eu imagino como é, não dá pra ter tudo né? Foi uma opção que vocês fizeram, mas pra isso tiveram que abrir mão de outras coisas.
Mas tudo vai dar certo, ou melhor, tudo já está dando certo. É só ter paciência que vai dar ainda mais certo. Certo? rs
Que bom que estão felizes. Fico contente em saber.
Beijos